
A Internet das Coisas, conhecida como IOT (do inglês Internet of Things), é uma tendência que tem ganhado destaque nos últimos anos e está prestes a dar um salto significativo em 2023.
Ao mencionarmos a Internet das Coisas, estamos nos referindo à capacidade dos dispositivos físicos de transmitirem informações por meio de redes sem fio, como Wi-Fi ou Bluetooth, permitindo integrações entre dispositivos digitais e praticamente qualquer objeto.
Seja no setor industrial ou em ambientes urbanos, essa tecnologia tem impactado positivamente e de forma direta uma variedade de processos e empreendimentos, conectando máquinas, sistemas e pessoas. Seus benefícios incluem maior produtividade, redução de custos e aprimoramento na gestão de recursos, tornando as atividades mais eficientes e sustentáveis.
O objetivo central é compartilhar dados entre si e trocar informações para aprimorar a eficiência.
Um exemplo simples de IOT é uma lâmpada que se conecta a uma rede Wi-Fi e é capaz de receber dados de um aplicativo no celular do proprietário para acender quando ele chega à noite, utilizando o sensor GPS do telefone, sem que o usuário precise realizar nenhuma ação adicional.
Assim, a Internet das Coisas desempenha um papel fundamental na melhoria da eficiência, tanto no estilo de vida quanto no contexto empresarial, acelerando e automatizando tarefas.
IOT E O AMBIENTE EMPRESARIAL
Empresas atentas às tendências de mercado podem colher benefícios significativos das diversas possibilidades oferecidas pela Internet das Coisas.
Melhores resultados: O acesso a dados e informações em tempo real possibilita a antecipação de ajustes na produção, influenciando a tomada de decisões e garantindo melhores resultados.
Eficiência Energética: O uso de dados mais recentes permite, por exemplo, a otimização de sistemas de climatização e iluminação nas empresas, adicionando inteligência à cadeia produtiva e possibilitando eficiência energética.
Aumento de produtividade e redução de erros: A manutenção preditiva e prescritiva, utilizando dados históricos da operação alinhados com previsões por inteligência artificial, gera produtividade e reduz as falhas na operação, evitando perdas e desperdícios.
Otimização e aprimoramento da gestão: Por meio de dados obtidos em tempo real por sensores de IoT, é possível enriquecer as informações das empresas, integrar operações e otimizar toda a gestão.
E os impactos se estendem além do âmbito empresarial…
A tecnologia IoT é crucial para tornar os centros urbanos mais inteligentes, proporcionando desde uma melhor prestação de serviços essenciais à população até uma maior eficiência na gestão do transporte público.
A Internet das Coisas também se mostra uma grande aliada para as corporações superarem os desafios relacionados aos impactos ambientais de suas atividades.
Na agricultura, por exemplo, o uso de sensores auxilia na gestão e monitoramento de processos, como a quantidade exata de água e o melhor momento para irrigar uma plantação, evitando desperdícios.
IOT É O FUTURO
O IoT apresenta inúmeras aplicações que o destacam no processo de transformação digital do mercado, devido ao seu potencial em tornar os negócios mais eficientes, acessíveis e sustentáveis.
Conforme um estudo realizado pela McKinsey, os processos relacionados à Indústria 4.0 — onde o IoT se destaca — podem resultar em aumento na eficiência de produção entre 10% e 25%, redução de custos de até 40% na manutenção de equipamentos e diminuição entre 10% e 20% no consumo de energia.
Em um mercado cada vez mais digitalizado, as corporações buscam operações mais eficientes e informações em tempo real para tomar decisões mais informadas.
Além disso, as administrações públicas procuram aumentar a transparência de suas atividades e oferecer serviços que aprimoram a qualidade de vida da população.
Quer saber mais sobre tecnologia? Confira em nosso blog outros artigos e mantenha-se atualizado sobre todas as novidades desse universo.